Tradicional pelos grandes clássicos do futebol e por ser reduto para craques como Ronaldo, Maradona e Messi, o estádio do Barcelona teve uma noite inusitada neste sábado (30/06). Com autorização do clube, mais de 90 mil pessoas se reuniram no estádo Camp Nou para reivindicar a independência da Catalunha.
Além de poesia e música durante toda a noite, “a terra não poderá mais mentir, viva o país dos catalães” e “boa noite, independência”, foram bradadas pelos manifestantes. Os artistas que participaram do “Concerto para a Liberdade” retomaram a pauta do direito legal da Catalunha à independência.
Segundo inforações do jornal Público, os participantes pagaram bilhetes entre 10 e 150 euros e tivereram acesso a todos os lugares do estádio, com exceção da parte onde o palco foi posicionado.
Agência Efe
Milhares de pessoas se reuniram no estádio do Barcelona para pedir independência da Catalunha
Muitos membros do governo da região estiveram presentes. A vice-presidente do governo espanhol de Convergência e União, Joana Ortega. Ela, inclusive,e apelou ao “direito do povo catalão de decidir em liberdade o seu futuro”, afirmou ao El País.
Ortega reiterou que o governo espanhol deveria reconhecer o caráter “cívico” “reinvindicativo” do concerto e autorizar um referendo sobre a proclamação de independência da Catalunha.
Participaram cantores, artistas, desportistas catalães mas também de outras partes de Espanha, como Paco Ibáñez ou Fermín Muguruza e artistas alemães, gregos e italianos. O governo espanhol não se manifestou publicamente sobre o evento.
NULL
NULL