O presidente da Rússia, Vladimir Putin, desembarcou nesta quarta-feira (19/06) em Hanói, capital do Vietnã, para a segunda e última etapa de sua série de viagens a países socialistas asiáticos – a qual foi iniciada a dois dias, na Coreia do Norte.
Em suas primeiras declarações à imprensa local, o mandatário do Kremlin reforçou o discurso de que sua passagem pelo país tem como objetivo fortalecer acordos comerciais e tratados em matéria de defesa.
“Nossos países possuem visões semelhantes sobre as prioridades para a região da Ásia-Pacífico. Consideramos que o Vietnã está tão focado quanto a Rússia na construção de uma nova arquitetura de segurança eurasiana que seja igualitária e discriminatória”, disse o líder russo.
Nos próximos dois dias, Putin realizará uma série de reuniões bilaterais com autoridades vietnamitas, entre elas o presidente Tô Lâm e o secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, Nguyên Phú Trong – ambas estão programadas para esta quinta-feira (20/06).
Mesmo antes dos encontros mais importantes, o presidente russo agradeceu o governo do país anfitrião por sua postura a respeito da guerra na Ucrânia, a qual ele qualificou como “equilibrada”.
“A Rússia agradece aos amigos vietnamitas por mostrarem uma posição equilibrada sobre a crise na Ucrânia e desejamos promover opções práticas de resolver essa questão através de meios pacíficos”, completou.
Antes de chegar a Hanói, Putin esteve por dois dias em Pyongyang, onde assinou vários acordos com o líder norte-coreano Kim Jong-un, entre os quais também se destacaram os documentos relacionados com temas comerciais e de cooperação no âmbito da defesa.