A cidade norte-americana de Nova Orleans conta a partir de hoje (7) com um prefeito branco, o democrata Mitch Landrieu, pela primeira vez em 32 anos. Landrieu, de 49 anos, venceu com mais de 50% dos votos nas eleições realizadas ontem nessa cidade, cuja maioria da população é negra, e que ainda busca se recuperar da destruição deixada pelo furacão Katrina há cinco anos.
A vitória com mais da metade dos votos sobre os outros dez candidatos fez com que Landrieu fosse proclamado prefeito, sem um segundo turno. O empresário negro Troy Henry, também democrata, ficou em segundo lugar.Até agora, Landrieu, que explorou em sua campanha o descontentamento com a violência e a lentidão na reconstrução da cidade, era o vice-governador do estado da Louisiana, onde se localiza Nova Orleans.
O novo prefeito provém de uma família de tradição política nesse estado. Seu pai, Moon Landrieu, foi o último prefeito branco de Nova Orleans, entre 1970 e 1978. Sua irmã, Mary, é senadora democrata pela Louisiana.
Landrieu substituirá Ray Nagin, prefeito de Nova Orleans durante o desastre do Katrina, que deixou mais de 1,5 mil mortos e destruiu 80% da cidade.
NULL
NULL
NULL