O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assegurou a uma emissora de televisão do Estado de Miami que a Venezuela “não representa um perigo” para a segurança do país. Analisando uma aproximação de Hugo Chávez com o governo iraniano de Mahmoud Ahmadinejad, ele disse estar despreocupado: “A verdade é que sempre estamos preocupados com o papel desestabilizador do Irã ao redor do mundo, mas, em geral, o que o senhor Chávez tem feito ao longo dos últimos anos não representa um perigo para nossa segurança nacional”.
Agência Efe
O presidente norte-americano durante discurso na Casa Branca na última segunda-feira.
Na última terça-feira (10/07), Obama concedeu uma série de entrevistas nas quais evitou críticas a líderes progressistas da América Latina. A expectativa é de que seus comentários levantem críticas dos setores mais conservadores, em especial de políticos do Partido Republicano que o acusam de ser conivente com regimes supostamente opressivos do continente.
NULL
NULL
Segundo o presidente norte-americano, sua única preocupação com relação à Venezuela seria o fato de assegurar ao povo “uma voz em suas questões internas”, referindo-se ao direito de voto em pleitos nacionais. Chávez busca um terceiro mandato na próxima eleição presidencial do dia 7 de outubro.
Diante das declarações de Obama, o senador republicano Marco Rubio, da Flórida, emitiu um comunicado no qual classifica os comentários de “alarmantemente ingênuos”. “Agora está claro de forma preocupante que o presidente Obama vive enterrado em uma cova no que diz respeito ao reconhecimento de ameaças à segurança nacional”, disse Rubio.