O portal de notícias Cubadebate publicou nesta segunda-feira (05/09) um documento revelado pelo Wikileaks que coloca em xeque a versão da blogueira cubana Yoani Sánchez, opositora ao governo, de que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, teria lhe respondido uma entrevista em 2009.
Segundo o portal, que costuma publicar os artigos do ex-presidente Fidel Castro, não foi Obama que respondeu o questionário enviado pela blogueira, mas sim o Escritório de Interesses dos Estados Unidos em Cuba (Sina, na sigla em espanhol). O site disponibilizou cópias das repostas dadas pelo Sina e a versão original publicada por Sánchez para mostrar o que, segundo eles, são diferenças “mínimas” entre as versões.
Cubadebate
À esquerda, o esboço feito pelo Sina e à direita, a suposta resposta de Obama
De acordo com documentos do Wikileaks divulgados na semana passada, as perguntas foram enviadas em espanhol e por e-mail pela blogueira em 28 de agosto de 2009, e as respostas foram devolvidas em 18 de novembro por um diplomata.
Leia mais:
Cuba é uma ditadura?
Max Altman: Cuba, direitos humanos e hipocrisia
Cuba, Israel e a dupla moral, por Breno Altman
Em entrevista, blogueira Yoani Sánchez não explica suas contradições
Yoani Sánchez tenta explicar porque deixou a Suíça para voltar para Cuba
Blogueira dissidente afirma ser contra embargo a Cuba e tenta explicar proximidade com Obama
Estados Unidos e Cuba romperam as relações diplomáticas há meio século, mas os dois países mantêm, em suas capitais, escritórios que atuam nas gestões consulares e outros trâmites.
Yoani Sanchéz conquistou notoriedade internacional com seu blog Generación Y, no qual faz críticas à realidade cubana, o que a levou a ganhar prêmios na Europa e nos Estados Unidos, quase todos relacionados à luta pela liberdade de expressão.
Siga o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
NULL
NULL
NULL