Barack Obama nomeou esta manhã uma pessoa de origem hispânica para comandar a Suprema Corte. É a primeira vez que um presidente dos Estados Unidos toma essa atitude. Trata-se de Sónia Sotomayor, 54 anos, magistrada de origem porto-riquenha. Caso seja aprovada pelo Congresso, ela substituirá o juiz David Souter, que se aposenta no próximo mês.
A notícia foi confirmada ao Opera Mundi por dois funcionários da Casa Branca, sob a condição do anonimato, pois até aquele momento o presidente ainda não havia tornado a notícia oficial.
A nomeação põe fim a enormes especulações sobre o tema: Obama cumpriria a promessa eleitoral de dar acesso aos hispânicos ao principal tribunal do país?
Sotomayor atuou no Tribunal Federal de Nova York, para onde foi nomeada pelo ex-presidente, o republicano George W. Bush, em 1992. O democrata Bill Clinton a elevou ao cargo de juíza de recurso em 1997, quando Sotomayor colecionou elogios de observadores por ser uma mulher capaz de lidar com todos os quadrantes políticos.
Quando foi confirmada pelo Senado em 1997, Sotomayor afirmou: “Não acredito que a Constituição deva ser violada sob nenhuma circunstância. Ela diz o que diz e deve ser honrada por todos”.
Segundo os funcionários da Casa Branca, Sotomayor é uma juíza “de grande experiência” que entra no Supremo com “a maior experiência jurídica que qualquer outro juiz nomeado nos últimos 70 anos”.
Sotomayor não é considerada uma juíza particularmente extremista, mas é conhecida em meios jurídicos por ser profundamente detalhista, sempre atenta a todos os detalhes dos casos postos para sua consideração.
Nomeação certa
Desde que se soube no mês passado que o juiz Souter pretendia afastar-se do Supremo, o presidente Obama afirmou em algumas ocasiões que pretendia nomear um juiz que fosse “uma combinação de intelectualidade com empatia e capaz de perceber as complexidades da vida diária dos norte-americanos”.
A nomeação de Sotomayor pelo Congresso é dada como certa não só porque os democratas estão em maioria, mas também porque os hispânicos são a minoria étnica de maior crescimento nos Estados Unidos e isso é suficiente para conter as intenções negativas dos republicanos, que perderam o eleitorado nas últimas eleições e pretendem recuperá-lo.
Sotomayor seria assim a segunda mulher a fazer parte do Tribunal Supremo onde já se encontra a juíza Ruth Bader Ginsburg.
Perfil
Segundo a Associated Press, Sotomayor nasceu em Nova York e criou-se num quarteirão de residências subsidiadas no bairro do Bronx. A família mudou-se de Porto Rico para a cidade no início dos anos 1950. Quando tinha oito anos, os médicos descobriram que padecia de diabetes, e seu pai faleceu no ano seguinte. Seguiram-se anos difíceis rodeados de pobreza e ao cuidado de uma mãe que dependia de trabalhos ocasionais.
Sotomayor formou-se em direito na Universidade de Yale, depois de obter uma licenciatura em Princeton.
NULL
NULL
NULL