Pelo menos 18 pessoas morreram nesta quarta-feira (16/05) em combates travados entre soldados do Iêmen e membros da Al Qaeda, aumentando para 117 as vítimas mortais desde o início, no último sábado (12), da ofensiva militar lançada contra os redutos da organização no sul do país.
Fontes militares detalharam à Agência Efe que 13 supostos terroristas, quatro soldados e um membro de uma tribo que colaborava com os militares morreram nesta quarta durante os enfrentamentos na zona de Al Ein, 10 quilômetros ao sudeste da localidade de Lauder, uma das fortificações da Al Qaeda na província sulina de Abian.
NULL
NULL
Os choques ocorreram quando os supostos terroristas tentaram tomar o controle de Al Ein e os soldados impediram a ação, assinalaram as fontes, que destacaram que os combates ainda prosseguem.
As Forças Armadas lançaram no sábado uma ampla ofensiva para expulsar a Al Qaeda de suas fortificações no sul do país, principalmente nas cidades de Yaar, Zinyibar e Lauder, todas elas na província de Abian.
A atividade da Al Qaeda aumentou no Iêmen desde que há mais de um ano explodiu a revolta popular contra o governo do ex-presidente Ali Abdullah Saleh, cuja saída definitiva do poder aconteceu no final de fevereiro com a posse de Abdo Rabbo Mansour Hadi, seu vice-presidente.