A crise econômica mundial também está afetando a ONU (Organização das Nações Unidas) já que – segundo informou a organização hoje (21) – o orçamento regular 2008-2009 enfrenta um rombo de 1,5 bilhões de dólares, causado pelos débitos atrasados de nove países que contribuem com cerca de 90% do valor.
Angela Kane, sub-secretária geral responsável pela administração da ONU, disse durante coletiva em Nova York que os países em débito e as dívidas respectivas são Estados Unidos, com 993 milhões de dólares, Reino Unido, 121 milhões, Alemanha, 104 milhões, Coréia do Sul, 53 milhões, China, 33 milhões, Brasil, 21 milhões, Noruega, 19 milhões, Irã, 13 milhões e México, também 13 milhões.
Os outros países devedores reunidos somam os restantes 85 milhões. Países que não contribuem com o orçamento perdem automaticamente o direito a voto na Assembléia Geral.
Kane disse que até 7 de maio deste ano, somente 76 países pagaram inteiramente a quantidade estabelecida pela ONU, em oposição a 86 países na mesma data em 2008.
A representante das Nações Unidas afirmou que compreende que com a atual situação de crise, “alguns membros tem dificuldade para cumprir com suas obrigações financeiras”.
Em dezembro do ano passado, a Assembléia Geral da ONU aprovou um aumento de quase 17% no atual orçamento, passando de 4,17 bilhões de dólares para 4,87 bilhões, incluindo cerca de 500 milhões destinados diretamente às operações de paz na região de Darfur, no Sudão.
NULL
NULL
NULL