A polícia da Itália deteve na madrugada desta sexta-feira (05/11) 92 pessoas que supostamente pertencem aos clãs Stramaglia e Di Cosola, da máfia de Bari, que vêm se enfrentando nos últimos anos em uma sangrenta guerra pelo controle do narcotráfico nesta província do sul da Itália.
Segundo confirmaram fontes policiais, a operação, que contou com 600 agentes, se desenvolveu em seu maior parte na província de Bari, e também na vizinha Foggia, na parte oriental da ilha da Sicília, assim como em várias províncias do norte do país, entre elas Milão.
Leia mais:
Itália prende mais de 300 em operação contra máfia calabresa
Terremoto na Itália e reconstrução: a máfia vai faturar de novo?
Berlusconi e Liga do Norte saem fortalecidos de eleição regional na Itália
“Só repressão” não funciona contra crime organizado, diz especialista antimáfia italiano
Sobre os detidos, entre eles os dois supostos chefes do clã Stramaglia, Michele Stramaglia e Giuseppe Barbetta, pesam acusações de associação mafiosa, extorsão e associação destinada ao tráfico de substâncias entorpecentes, entre outras.
Os policiais que participaram da operação, denominada Hinterland, apreenderam 40 quilos de droga, várias pistolas e dois fuzis Kalashnikov.
Além dos violentos confrontos entre os clãs, a polícia italiana considera que os grupos mafiosos são responsáveis por extorsões a empresários da região.
Siga o Opera Mundi no Twitter
NULL
NULL
NULL