Quarta-feira, 26 de março de 2025
APOIE
Menu

Yamandú Orsi assumiu a Presidência do Uruguai, em cerimônia realizada neste sábado (01/03), oficializando sua vitória nas eleições realizadas entre outubro e novembro de 2024. Junto com ele, Carolina Cosse, assumiu o cargo de vice-presidente do país.

A chegada de Orsi marca o retorno da Frente Ampla ao poder após os cinco anos de governo liberal de Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional.

Este será o quarto mandato presidencial da coalizão de esquerda, que governou por três períodos consecutivos com Tabaré Vázquez (2005-2010 e 2015-2020) e José “Pepe” Mujica (2010-2015).

A posse realizada no Palácio Legislativo aconteceu no mesmo dia em que o Uruguai celebra 40 anos do retorno da democracia, após sua última ditadura – ocorrida entre 1973 e 1985.

Fortes aplausos a Mujica

O evento contou com a presença destacada do ex-presidente Pepe Mujica, que padece de um câncer no esôfago e que anunciou recentemente que não se sujeitará mais a tratamentos para mitigação dos seus tumores.

Nas três vezes em que teve seu nome citado por Orsi, o ex-guerrilheiro, um dos líderes do antigo Movimento de Libertação Nacional – Tupamaros (MLN-T), recebeu fortes aplausos e gritos de apoio do público presente na cerimônia.

Em uma dessas menções, Orsi dedicou sua vitória eleitoral em 2024 ao apoio de Mujica durante a campanha eleitoral “no qual ele nos deu o exemplo de um homem que priorizou o futuro do país, mesmo colocando em risco sua própria saúde, o exemplo que ele nos deu durante toda a sua vida”.

Frente Ampla do Uruguai
Mandato de Yamandú Orsi deve durar pelos próximos cinco anos, até 2030

Quando revelou a decisão de não seguir com o tratamento do câncer terminal que padece, em janeiro passado, Mujica também disse que pretende passar seus últimos dias retirado, em sua casa, razão pela qual se especula que esta pode ser sua última aparição pública.

“Um guerreiro tem direito ao seu descanso”, disse o ex-tupamaro em seu último anúncio, no qual também pediu à imprensa que não solicite mais entrevistas.

Presença de Lula, ausência de Milei

Entre os presidentes que acompanharam o evento presencialmente estão Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Santiago Peña (Paraguai), Gabriel Boric (Chile), Luis Arce (Bolívia), Gustavo Petro (Colômbia), José Raúl Mulino (Panamá), Bernardo Arévalo (Guatemala), Xiomara Castro (Honduras) e Luis Abinader (República Dominicana).

Lula foi recebido em Montevidéu como um dos principais convidados internacionais do evento e será um dos mandatários com os quais Orsi tem reunião bilateral marcada após o término dos protocolos oficiais.

Já entre os ausentes, o caso mais destacado é o do presidente argentino, Javier Milei. A Casa Rosada publicou um comunicado oficial nesta sexta-feira (28/02), confirmando que o mandatário do país vizinho não poderá comparecer ao evento.