Os países da União Europeia aprovaram de maneira unânime o acordo comercial do Brexit com o Reino Unido nesta segunda-feira (28/12) e o pacto entrará em vigor provisoriamente a partir de 1º de janeiro.
A liberação foi feita durante um encontro dos embaixadores dos 27 Estados-membros (Coreper), mas ainda precisará ser votado de maneira definitiva pelo Parlamento Europeu em 2021. A votação final sobre o documento firmado em 24 de dezembro deve ocorrer em março.
“Pelo espírito de união e dadas as circunstâncias particulares e únicas, a conferência dos líderes do Parlamento UE aceita a aplicação provisória do acordo com o Reino Unido para mitigar os deságios para cidadãos e empresas e prevenir o caos de um cenário de não acordo”, informaram em nota conjunta.
Segundo o comunicado, os representantes decidiram examinar, juntamente com o Conselho Europeu e a Comissão Europeia, “uma proposta para estender o período de aplicação temporária, permitindo a ratificação parlamentar durante a reunião de março”.
Consilium EU
Documento ainda precisará ser votado de maneira definitiva pelo Parlamento Europeu em 2021
Ainda nesta semana, o documento passará pelo crivo da Câmara dos Comuns britânica.
O acordo comercial demorou quase um ano para ser firmado, com constante trocas de acusações de ambos os lados, e só foi finalizado quando a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, tomaram à frente das discussões.
A separação política do Reino Unido do bloco europeu havia ocorrido no início de 2020, mas uma série de questões ficaram para ser resolvidas em uma nova rodada de negociações. O tratado de livre comércio não engloba apenas os bens e os serviços, mas também uma ampla quantidade de assuntos, como investimentos, concorrência, ajudas estatais, sustentabilidade, pesca, proteção de dados e segurança social.
*Com ANSA