O novo primeiro-ministro da Itália, Paolo Gentiloni, tomou posse nesta segunda-feira (12/12) diante do presidente da República, Sergio Mattarella, quase uma hora após a divulgação da composição de seu governo.
A cerimônia de posse aconteceu no palácio do Quirinale, sede da presidência, em Roma, às 20h (hora local; 17h de Brasília) e seguiu o procedimento habitual.
“Juro ser fiel à República, respeitar a Constituição e as leis e exercitar minhas funções a favor do interesse exclusivo da nação”, disse Gentiloni a Mattarella.
Depois Gentiloni se situou ao lado do presidente e perante eles prestaram juramento os ministros que compõem este novo governo, que surge após a renúncia de Matteo Renzi por seu fracasso no referendo constitucional do último dia 4 de dezembro.
Agência Efe
Paolo Gentiloni, novo premiê da Itália, toca a campainha em seu primeiro conselho de ministros (12/12)
Após o juramento de todos os ministros foi realizada a tradicional foto do novo gabinete junto com Mattarella.
O governo de Gentiloni está composto por 18 ministérios, dois mais que o de Renzi, com cinco deles dirigidos por mulheres e 13 por homens.
Embora a maioria dos ministros permaneça em seus cargos, foram efetuadas mudanças nas pastas de Interior, Educação e Exteriores.
No Ministério de Relações Exteriores, cargo que Gentiloni ocupava, entrará o conservador Angelino Alfano, até o momento titular de Interior, uma pasta que agora será conduzida pelo esquerdista Marco Minniti.
NULL
NULL
Já a vice-presidente do Senado, Valeria Fedeli, substituirá Stefania Giannini na Educação.
Outra das mudanças ocorrerá no Ministério para as Relações com o Parlamento. Anna Finocchiaro substituirá Maria Elena Boschi, ministra-chave de Renzi e que será agora subsecretária da presidência.
Além disso, Gentiloni criou dois novos ministérios: o de Coesão Territorial e do Sul, que será comandado por Claudo de Vicenti, e de Esporte, dirigido por Luca Lotti.
Continuam nos cargos os ministros da Economia, Pier Carlo Padoan; de Justiça, Andrea Orlando; de Defesa, Roberta Pinotti; de Infraestrutura, Graziano Delrio; de Saúde, Beatrice Lorenzin; de Agricultura, Maurizio Martina; e de Trabalho, Guiliano Poletti.
Além deles, permanecem em seus postos Gianluca Galletti, no Meio Ambiente; Dario Franceschini na Cultura; nos Assuntos Regionais, Enrico Costa; na Simplificação da Administração Pública, Marianna Madia; e no Desenvolvimento Econômico, Carlo Calenda.
O novo governo se apresentará amanhã às 11h (8h) à Câmara dos Deputados para submeter-se à posse, enquanto na quarta-feira passará pelo mesmo trâmite no Senado.