Partido na Espanha cria videogame em que candidata 'dispara' contra imigrantes
Partido na Espanha cria videogame em que candidata 'dispara' contra imigrantes
Na Espanha, o Partido Popular na Catalunha causou polêmica nesta terça-feira (16/11) ao apresentar um jogo de videogame protagonizado pela candidata ao governo da região autonoma nas eleições regionais de 28 de novembro, Alicia Sánchez Camacho. Camacho, sob o codinome “Alicia Croft”, dispara contra imigrantes ilegais e os faz desaparecer.
O PP apresentou nessa campanha um forte discurso contra a imigração e Alicia é conhecida por ter defendido Xavier García Albiol, vereador por Barcelona que distribuiu pela cidade catalã panfletos com mensagens contra os ciganos.
Denominado “Resgate”, o jogo estava disponível em versão flash no site do PP, porém, após críticas de outros partidos, a direção do partido retirou o conteúdo do ar e desenvolveu um outro jogo. Agora, “Alicia Croft”, em vez de caçar imigrantes, luta contra as máfias que facilitam a entrada dos estrangeiros pelo estreito de Gibraltar.
Na versão original, a candidata subia em uma gaivota chamada “Pepe” e sobrevoava cidades na Catalunha lutando contra os “problemas” dos catalães, como o separatismo, a imigração ilegal e a crise econômica.
Para ganhar, “Alicia Croft” – uma referência ao personagem dos videogames Lara Croft – deve “lançar ideais” em forma de bombas, que destroem “as ameaças”, segundo informava o site do PP. A heroína do jogo acumulava pontos após adquirir elementos que “unem catalães e espanhóis”, como o touro, o burro, a “montera” (chapéu usado pelo toureiro) e a “barretina” (boina catalã).
Leia mais:
Sarkozy ignora críticas e França começa a deportar ciganos
Jogo online explora ódio contra muçulmanos em campanha eleitoral na Áustria
Recentes ataques a imigrantes ressuscitam fantasma da xenofobia na Suécia
Brasileiro é morto em Portugal ao urinar na rua e polícia suspeita de xenofobia
Entre as ameaças enfrentadas por “Alicia Croft” estavam um avião que lançava imigrantes ao ar usando pára-quedas e um zepelim “separatista”, além de uma boca que representava a repressão linguística na Catalunha. Ao final do jogo, a gaivota Pepe felicitava o jogador e o convidava a votar nas eleições regionais para “tornar realidade” o que o PP deseja aos catalães.
Repercussão
Alicia, candidata apoiada pelo líder do PP, Mariano Rajoy, propôs em sua campanha que os estrangeiros que queiram adquirir ou renovar o visto de residência devem assinar um “contrato de integração”, em que se comprometem a deixar o país caso fiquem sem trabalho por um determinado espaço de tempo.
“O PP tem um discurso xenófobo e racista, somente para ganhar um par de votos. Estão semeando o ódio”, lamentou o candidato do partido de esquerda Iniciativa per Catalunya Verds (ICV), Joan Herrera, segundo o site espanhol ABC.es.
O secretário de Participação Social, Diversidade e Interculturalidade do Juventudes Socialistas de España, Amin Azmani, afirmou em comunicado que Mariano Rajoy está demonstrando que “não é um político sério” e que “prefere pôr em risco a convivência social para conquistar alguns votos, em vez de articular medidas sérias e úteis para o país”, de acordo com o El Pais.
Siga o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
NULL
NULL
NULL