Terça-feira, 8 de julho de 2025
APOIE
Menu

Pelo menos 16 pessoas morreram e mais de 25 ficaram feridas nos combates ocorridos nos dois últimos dias na Puntlândia, região semi-autônoma da Somália, entre as forças de segurança e milicianos vinculados ao grupo radical islâmico Al Shabab, informou nesta sexta-feira (02/09) o site Somalia Report.

Os confrontos, que acontecem na cidade de Galkayo, a cerca de 700 quilômetros ao norte de Mogadíscio, estouraram quando a polícia da Puntlândia buscava um suposto membro de Al Shabab, grupo vinculado à rede Al Qaeda, que luta por impor um Estado islâmico no país.

Leia mais:

'Situação é pior a cada dia', afirma representante do CICV na Somália

ACNUR alerta para saques e conflitos entre refugiados na Somália

 Desnutrição severa dos refugiados da Somália supera 50%, diz ACNUR

Países muçulmanos se reúnem para aumentar ajuda à Somália

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

“Recebemos a informação de que terroristas de Al Shabab planejavam alguma ação na região. As forças de segurança atacaram suas bases e agora controlam a região”, disse o vice-ministro da Segurança Nacional da região, Abdi Jamal Osman Mohamed. Nos combates, o subcomissário da Polícia de Galkayo, Mohamed Jama Beergeel, ficou gravemente ferido.

A região da Puntlândia faz fronteira com o centro da Somália, área controlada por Al Shabaab, que no início de agosto abandonou suas posições em Mogadíscio após vários anos de guerra aberta com as tropas do Governo Federal de Transição somali e a Amisom (Missão da União Africana para a Somália).

Desde que o governo autoritário de Mohamed Siad Barre foi derrubado em 1991, a Somália não possui um governo permanente, nas mãos de senhores de guerras tribais, bandos armados e milícias islâmicas, em uma permanente guerra civil.

Siga o Opera Mundi no Twitter  

Conheça nossa página no Facebook 

Pelo menos 16 pessoas morrem na Somália em confrontos com milícias

NULL

NULL

NULL