A ministra venezuelana para Assuntos Penitenciários, Iris Varela, informou que acontece um forte tiroteio na penitenciária de La Planta, situada no sudoeste de Caracas, devido a um confronto entre detentos.
“O tiroteio não é nos arredores de La Planta, é dentro. São os próprios detentos que se encontram nesse recinto e que, com isto, demonstram qual tem sido a dificuldade que temos tido em seguir com o processo de diálogo em paz”, afirmou Varela, por meio de uma entrevista telefônica para a televisão estatal.
NULL
NULL
A ministra precisou que “estamos garantindo que a situação não 'transborde' porque há um pequeno grupo enfrentando a maioria e é um grupo muito violento que tem o controle das armas”.
Varela esclareceu que o governo não vai ceder ao pedido dos presos, que querem que seja autorizada a visita de familiares à penitenciária. “Não vamos fortalecê-los. Tudo que eles pediram foi cumprido [anteriormente]”, explicou.
A ministra destacou ainda que foi adotado um plano para proteger a zona residencial e evitar que eles disparem em direção aos edifícios: “temos bem isolado todo o perímetro e estamos garantindo a segurança e os direitos humanos a todos os moradores da região”, garantiu.