Sexta-feira, 13 de junho de 2025
APOIE
Menu

Sean P. Neal, soldado de 19 anos das Forças Armadas do EUA, é o primeiro militar norte-americano morto em operação contra o EI (Estado Islâmico) no Oriente Médio, divulgou neste sábado (25/10) o Pentágono.

Leia mais: Seis fatos sobre o grupo Estado Islâmico, que domina parte de Iraque e Síria

O oficial da Marinha faleceu na quinta-feira (23) à noite durante trabalho em Bagdá, capital iraquiana. De acordo com o Pentágono, a morte de Sean P. Neal não aconteceu durante confronto com EI e será investigada pelas Forças Armadas. Não há confirmação oficial do motivo do falecimento.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Nascido na Califórnia, o jovem militar se alistou nas Forças Armadas dos EUA em julho de 2013 e integrava o batalhão de operações terrestres da Marinha. Neal estava desde o mês passado no Iraque.

Agência Efe

Bomba explode em área tomada pelo Estado Islâmico no Oriente Médio: conflito resultou na primeira morte de soldado norte-americano

Os Estados Unidos deram início em agosto ao lançamento de bombardeios aéreos na região norte do Iraque, configurando a primeira intervenção militar norte-americana significativa desde que as tropas deixaram o país, há três anos.

Leia mais: Início de bombardeios no Iraque revela contradição na política externa dos EUA

Além de trazer de volta à agenda política dos EUA um assunto há muito desgastado e impopular, a decisão do presidente Barack Obama de usar drones no Iraque contraria o que ele próprio havia delineado ao explicar, no mês de maio, quais seriam as novas diretrizes de atuação da política externa norte-americana.

Governo norte-americano afirma, no entanto, que militar não é vítima de combate contra islâmicos; caso será investigado

NULL

NULL

Novos confrontos

Os combates entre o exército do Líbano e membros do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) foram retomados hoje (25) na cidade de Trípoli, no norte do país, onde uma pessoa morreu e outras 13 ficaram feridas.

A ANN (Agência Nacional de Notícias) destacou que os confrontos explodiram mais uma vez após algumas horas de tranquilidade. Por enquanto, os enfrentamentos resultaram em um morto (um cidadão egípcio) e cinco civis feridos. Já o exército libanês disse em comunicado que oito soldados ficaram feridos, entre eles um oficial.