Portugal notifica mais de 5 mil brasileiros a deixar país ‘voluntariamente ou à força
Governo português anunciou que cerca de 34 mil pessoas que tiveram vistos de residência negados serão convocadas a emigrar
O governo de Portugal anunciou na última segunda-feira (02/06) que vai notificar 33.983 pessoas, incluindo mais de 5.368 brasileiros, que tiveram pedidos de residência negados, para deixar o país.
Segundo o ministro da Presidência de Portugal, António Leitão Amaro, a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) está notificando cerca de 2 mil imigrantes por dia para saírem do território português.
Após receber a notificação, os estrangeiros terão até 20 dias para deixar o país. Quem se negar a deixar o país de forma voluntária poderá ser expulso à força uma vez que todo o processo é acompanhado pelas forças de segurança.
“Essa notificação, no regime português, permite o abandono voluntário e só leva ao abandono coercivo depois de um novo procedimento”, declarou o ministro.

António Leitão Amaro/X
De acordo com o jornal Público, citando Amaro, os avisos começaram a ser emitidos nas últimas semanas e foram acelerados no fim do mês passado.
Os brasileiros representam o segundo maior grupo de imigrantes que serão notificados pelas autoridades portuguesas para deixar a nação, ficando atrás apenas dos indianos (13.466).
Na sequência aparecem bangladeses (3.750); nepaleses (3.279); paquistaneses (3.005); argelinos (1.054); marroquinos (603); colombianos (236); venezuelanos (234); argentinos (180); outras nacionalidades somam 2.790 pessoas.
Com as quase 34 mil pessoas notificadas para sair do país, a taxa de rejeição para novos imigrantes atingiu 18,5% em Portugal. Isso quer dizer que quase dois em cada 10 pedidos de residência com decisão final foram recusados, segundo informações do Público.
(*) Com Ansa
