Pré-candidato baleado na Colômbia segue em ‘estado crítico’
Fundação Santa Fé informou que senador Miguel Uribe Turbay teve 'poucas respostas' às intervenções realizadas até o momento
O senador colombiano Miguel Uribe Turbay, do partido de oposição Centro Democrático e atual pré-candidato à Presidência, permanece em “estado crítico” e teve “pouca resposta às intervenções e tratamento médico realizados”, de acordo com o mais recente boletim médico divulgado na manhã desta segunda-feira (09/06) pela Fundação Santa Fé.
“Continuamos comprometidos com a execução de todos os esforços necessários que levem à sua evolução. Sua situação é da maior gravidade. Portanto, o prognóstico continua sendo de natureza reservada”, acrescentou o centro médico.
— Fundación Santa Fe de Bogotá (@FSFB_Salud) June 9, 2025
Trata-se do terceiro boletim emitido pela fundação de onde o senador de 39 anos foi internado no fim de semana. Na chegada, o político teve de passar por duas neurocirurgias e uma uma intervenção cirúrgica na coxa esquerda e, logo depois, foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para estabilização pós-operatória.

X/Bruno Rodríguez P
O atentado contra Uribe Turbay aconteceu no último sábado (07/06) durante um evento político no bairro de Fontibón, em Bogotá. Segundo a Polícia Nacional, o político foi atingido por um disparo nas costas enquanto cumprimentava os participantes do encontro. No incidente, três pessoas ficaram feridas, incluindo o agressor, um menor de idade que foi detido e está sob custódia policial. Uma arma de fogo foi apreendida.
O ataque foi lamentado pelo presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que acrescentou que as autoridades estão mobilizadas para manter Uribe Turbay com vida. Em declaração oficial, o mandatário destacou que as investigações seguem em curso para identificar os envolvidos no crime. Ainda de acordo com ele, o atentado apresenta características de violência política comum no país, como o uso de menores em confrontos armados.
