O pré-candidato republicano às eleições presidenciais dos EUA Ted Cruz anunciou nesta quarta-feira (27/04) que, caso ele receba a nomeação de candidato pelo partido, sua vice-presidente será Carly Fiorina, ex-diretora executiva da empresa de eletrônicos Hewlett-Packard (HP).
“Após um bom tempo de reflexão, consideração e oração, eu cheguei à conclusão de que se eu for nomeado, concorrerei ao lado de minha indicada à vice-presidência Carly Fiorina”, disse Cruz após campanha no estado de Indiana, que será palco de eleições primárias na próxima terça-feira (03/05).
Agência Efe
Ted Cruz anunciou Carly Fiorina para ser sua vice-presidente caso ele consiga a nomeação republicana
Fiorina, que também foi pré-candidata à Presidência pelo Partido Republicano mas deixou a disputa em fevereiro, declarou seu apoio a Cruz em março e foi constantemente elogiada pelo pré-candidato.
NULL
NULL
“Muita coisa está em risco e, de fato, esta [eleição primária] é uma luta. É uma luta pela alma do nosso partido e pelo futuro da nossa nação. Eu enfrentei lutas duras toda a minha vida. Lutas duras não me preocupam nem um pouco”, afirmou Fiorina após o anúncio.
A escolha da republicana visa atrair o voto de eleitoras mulheres e reforçar a diferença política entre Cruz e o empresário Donald Trump, também pré-candidato republicano, visto que Fiorina e Trump têm um histórico de discussões.
Para Trump, a escolha de Fiorina foi uma decisão desesperada da campanha de Cruz. O empresário usou o Twitter para publicar um curto vídeo antigo de Fiorina em que ela diz que “Ted Cruz é igual qualquer outro político; ele diz o que precisa dizer para ser eleito”, e escreveu “Concordo!” no mesmo tuíte.
Agreed! pic.twitter.com/biyldP3CIw
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 27 de abril de 2016
A nomeação de vice-presidente por um pré-candidato é histórica. O último a fazer isso foi o ex-presidente Ronald Reagan às vésperas da convenção republicana de 1976. Ele perdeu a nomeação para Jimmy Carter, que acabou sendo eleito.