A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, deu à luz sua primeira filha nesta quinta-feira (21/06) e tornou-se a segunda mulher chefe de governo a ter um bebê durante seu mandato.
Ardern, de 37 anos, recupera-se em um hospital de Auckland após um parto que estava previsto para acontecer quatro dias atrás, ao lado da menina de 3,31 kg.
Agora ela tirará uma licença maternidade de seis semanas, e seu cargo será ocupado pelo seu vice, Winston Peters. No entanto, a primeira-ministra assegurou que acompanhará as atividades do governo mesmo durante sua ausência.
Eleita em outubro do ano passado, Ardern também é a premiê neozelandesa mais jovem desde 1856. A primeira mulher a ficar grávida enquanto chefe de governo foi Benazir Bhutto, no Paquistão, em 1990.Coincidentemente, a filha de Ardern nasceu no mesmo dia do aniversário de Bhutto, que foi assassinada em 27 de dezembro de 2007.
Reprodução/Facebook
Chefe do governo irá tirar licença maternidade de seis semanas
NULL
NULL
Durante sua campanha eleitoral, Ardern foi questionada por um jornalista se seria válido uma premiê tirar licença-maternidade enquanto estivesse no cargo. “A pergunta é: é válido uma primeira-ministra sair em licença-maternidade enquanto estiver no cargo?”, questionou, acrescentando que “o empregador em uma empresa precisa saber que tipo de mulher está empregando”.
A então candidata classificou a pergunta como “inaceitável”. “É totalmente inaceitável, em 2017, dizer que mulheres tenham que responder esse tipo de pergunta no ambiente de trabalho”, disse. “Quando ter filhos é uma decisão da mulher e isso não deve predeterminar se ela receberá ou não oportunidades de trabalho.”
*Com ANSA