O presidente da Costa Rica, Oscar Arias, contraiu o vírus da gripe A, mas seu estado de saúde é bom, confirmou hoje (11) a jornalistas locais o presidente do Congresso, Francisco Antonio Pacheco.
O ministro da Presidência e irmão do chefe de Estado, Rodrigo Arias, explicou em entrevista coletiva que o presidente começou a apresentar sintomas da gripe no domingo à noite, como dor de garganta e febre.
Com este quadro, Arias consultou seus médicos e a ministra da Saúde da Costa Rica, María Luisa Ávila, e se submeteu a uma avaliação médica em um hospital particular de San José na segunda-feira.
Rodrigo Arias explicou que os resultados dos exames comprovaram hoje que o presidente está com a gripe A, embora com um “quadro leve”.
O chefe de Estado costarriquenho pediu que a população fosse informada sobre seu estado de saúde como “um cidadão a mais”, disse o ministro da Presidência, ao acrescentar que Arias está em repouso em sua casa, onde permanecerá até a próxima segunda-feira.
Até sexta-feira, a Costa Rica registrou 800 casos da doença, que matou 27 pessoas no país.
Mediador
Prêmio Nobel da Paz em 1987, Óscar Arias é também o principal mediador da crise política em Honduras, com a apresentação do Acordo de San José, proposta de conciliação que prevê, entre outros pontos, a volta do presidente deposto, Manuel Zelaya, a anistia aos envolvidos na deposição e a antecipação, em um mês, das eleições presidenciais.
O acordo não foi adotado e Zelaya continua fora do país.
Leia também:
Mediador propõe Zelaya de volta ao poder até janeiro; golpistas rejeitam
NULL
NULL
NULL