Presidente de Burkina Faso é reeleito com 80,21 % dos votos
Presidente de Burkina Faso é reeleito com 80,21 % dos votos
O presidente de Burkina Faso, Blaise Compaoré, venceu por ampla margem as eleições realizadas no país no último dia 21, informou a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI, equivalente à Justiça Eleitoral) nesta quinta-feira (25/11).
Compaoré teve 80,21% dos votos, muito à frente de Hama Arba Diallo, que recebeu 8,18%, e Stanislas Benewinde Sankara, que ficou com 6,34%. A CENI não especificou a percentagem de participação dos 3.239.852 eleitores registrados, um número muito baixo para em um país com 16,300 milhões de habitantes.
O presidente, de 59 anos, é um antigo capitão do exército que chegou ao poder em um sangrento golpe de estado em 1987 e implantou um sistema pluripartidário com uma nova Constituição. Em 1991, deixou o exército e, como civil, ganhou as eleições desse ano e foi reeleito em 1998 e 2005.
Horas antes do anúncio dos resultados, o Tribunal Administrativo de Ouagadougou declarou as credenciais de votação utilizadas para as eleições presidenciais como ilegais, mas sem efeito imediato sobre o pleito, informou o juiz à agência de notícias espanhola Efe. No entanto, Bagoro informou que a sentença “não tem consequências imediatas sobre as eleições”.
“As credenciais não estão adequadas de acordo com o Código Eleitoral, o que significa que as pessoas votaram com cartões ilegais”, disse o juiz Rene Bagoro, presidente do Tribunal.
Quatro partidos oposicionistas denunciaram a CENI por ter incluído apenas o ano de nascimento da pessoa nos cartões, sem o dia nem o lugar, o que, afirmaram, pode favorecer uma fraude.
Siga o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
NULL
NULL
NULL