O presidente de Israel, Shimon Peres, afirmou na noite deste sábado (05/11) que um ataque contra o Irã torna-se “cada vez mais verossímil”. A declaração foi feita antes da publicação de um informe da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) sobre o programa nuclear iraniano, que sairá nesta terça-feira. As informações são da agência de notícias France Presse. O governo de Teerã acusa a agência de falta de independência e afirma que seu programa tem fins civis.
“Os serviços de informação de diversos países que vigiam esse país se inquietam e pressionam seus líderes para que atentem para o fato de que o Irã está pronto para obter a arma atômica”, afirmou Peres em uma rede de televisão israelense.
O chanceler Avigdor Lieberman, de extrema-direita, afirmou que o informe demonstrará “para além de qualquer dúvida” que os objetivos do programa nuclear iraniano são militares.
A hipótese de um ataque preventivo de Israel contra as instalações nucleares do Irã ganhou força nos últimos dias, alimentada por informações da imprensa sobre um debate que divide o governo do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu.
Segundo o jornal israelense Haaretz, a maioria dos 15 membros do gabinete de segurança se opõe, por enquanto, a um ataque. O órgão é a única instância que pode tomar essa decisão.
NULL
NULL
NULL