Sábado, 12 de julho de 2025
APOIE
Menu

O presidente do Uruguai, José Mujica, assinará, durante a visita oficial de dois dias ao Equador que será iniciada nesta segunda-feira (15/11), um acordo de cooperação na área da Defesa com o presidente do Equador, Rafael Correa. Outro objetivo da viagem é expressar seu apoio político após a recente tentativa de golpe de Estado.

Mujica deve chegar à noite a Guayaquil. O encontro com Correa ocorrerá amanhã em escritórios do Executivo nesse porto, considerado o núcleo comercial do país andino.

Leia mais:

Analistas no Equador discordam se revolta policial foi tentativa de golpe ou não


Correa diz a chanceleres da Unasul que rebelião foi tentativa de golpe

Correa é resgatado pelo exército e levado de volta ao palácio presidencial

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Acompanham a delegação uruguaia o chanceler Luis Almagro e o presidente da estatal petrolífera Ancap, Raúl Sendic, já que um dos temas da agenda será a relação dessa companhia com a Petroecuador.

De acordo com um secretário do governo uruguaio, na viagem, Mujica deverá analisar temas bilaterais, com o objetivo de aprofundar as relações entre as duas nações, além de reiterar sua solidariedade com Correa após a frustrada rebelião policial, registrada em 30 de setembro passado.

Ainda de acordo com fontes do governo uruguaio, a atuação de seu presidente “foi especialmente importante” na cúpula da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), realizada no início de outubro em Buenos Aires, na Argentina, e que terminou com um enérgico repúdio a uma suposta tentativa de golpe contra Correa.

Siga o Opera Mundi no Twitter

Presidente do Uruguai vai ao Equador para assinar acordos e expressar apoio

NULL

NULL

NULL