O líder e fundador do Partido dos Trabalhadores da Grã-Bretanha, George Galloway, perdeu seu assento parlamentar nas eleições britânicas desta sexta-feira (05/07), após a confirmação da vitória do candidato trabalhista, Paul Waugh, na cidade de Rochdale, no noroeste da Inglaterra.
O “veterano esquerdista”, como o define a emissora britânica BBC, recebeu 11.508 votos e ficou atrás de Waugh, que conquistou a cadeira com 13.047 votos.
Pela plataforma X, Galloway agradeceu o apoio da população de Rochdale pelos “54 dias de sessão no último Parlamento servindo como seu deputado”.
I thank the people of #Rochdale who gave me 54 sitting days in the last parliament as their MP. Big thanks to my agent my campaign team and the thousands who voted for me today. We took the government party to within 1500 votes and serve notice on Labour that we are here to stay…
— George Galloway (@georgegalloway) July 5, 2024
O líder dos Trabalhadores estabeleceu-se no assento depois de ter consolidado uma vitória esmagadora numa eleição suplementar, ocorrida em fevereiro, em decorrência da morte do parlamentar anterior da cidade.
De acordo com a agência local Rochdale Online, “essa maioria foi significativamente menor em comparação às margens de quase 15.000 votos que os trabalhistas haviam alcançado anteriormente em Rochdale”. A participação total dos eleitores da cidade foi de 55%.
Por outro lado, a taxa de comparecimento foi maior do que os 37,9% registrados na eleição suplementar de fevereiro, na qual definiu Galloway como deputado.
Vale lembrar que George Galloway é conhecido por ser um declarado defensor da causa palestina. Ele exigiu o desmantelamento do Estado sionista de Israel e afirmou que o episódio de 7 de outubro de 2023 foi permitido pelas autoridades israelenses como pretexto para invadir a Faixa de Gaza.
Em junho, o líder do Partido dos Trabalhadores lançou sua campanha eleitoral com o objetivo de responsabilizar os dois partidos políticos dominantes – trabalhista e conservador – por suas posições pró-Israel. Galloway é crítico das políticas e ideologias sustentadas por Rishi Sunak e Keir Starmer, o recém eleito premiê do Reino Unido, pelo Partido Trabalhista.