Quarta-feira, 16 de julho de 2025
APOIE
Menu

As eleições da Índia devem terminar com uma vitória agridoce para o partido de extrema direita Bharatiya Janata (BJP), do premiê Narendra Modi.

Segundo as projeções divulgadas nesta terça-feira (04/06) por boa parte da imprensa local, a partir de informações das autoridades eleitorais do país a respeito do processo de apuração, o BJP foi o partido mais votado este ano, mas com uma maioria muito abaixo das previsões, e também menor que a exercida atualmente no parlamento indiano.

Ainda assim, a maioria dos meios do país preveem que Modi será proclamado como primeiro-ministro por mais um mandato, seu terceiro consecutivo, mas deverá compor aliança com partidos que costumam ser aliados e também com alguns setores opositores moderados.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

O próprio premiê publicou uma mensagem em suas redes sociais, nesta mesma terça, reivindicando sua vitória nas eleições.

TASS
Premiê Modi deve ganhar terceiro mandato na Índia, com o qual governaria até 2029

“Este é um momento sem precedentes na história da Índia. As pessoas depositaram sua fé no nosso projeto pela terceira vez. Vamos continuar o bom trabalho realizado na última década, para continuar a satisfazer as aspirações das pessoas”, afirmou o líder indiano.

As eleições na Índia são as mais longas e complexas do mundo, já que nenhum outro país envolve uma quantidade tão grande de eleitores: são pouco mais de 642 milhões de pessoas aptas a votar, em um processo no qual as urnas estiveram abertas durante 44 dias, começando em abril passado e terminando apenas neste domingo (02/06).

O mandato do primeiro-ministro na Índia dura cinco anos. Portanto, caso se mantenha no cargo, Modi assegura que ficará no poder até 2029.