Dezenas de milhares de pessoas foram às ruas de Tel Aviv e Jerusalém neste sábado (29/06), nos que estão sendo considerados pela imprensa de Israel como os maiores protestos contra o governo desde o início do massacre cometido pelo exército no país na Faixa de Gaza – que teve início em outubro de 2023 e já matou mais de 37 mil civis palestinos.
As manifestações foram convocadas pela internet durante a semana e tiveram como alvo o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. A maioria dos cartazes e gritos das multidões nas duas cidades defendiam a renúncia do líder sionista e criação de um comitê que seja capaz de fazer um acordo para libertar os reféns que ainda estão sendo mantidos pelo Hamas.
As manifestações foram alvo de fortíssima repressão policial, que utilizou bombas de gás lacrimogêneo e violência física agentes armados com cacetetes contra os atos realizados no centro das duas cidades.
Segundo o jornal The Times of Israel, uma das colunas da manifestação realizada em Jerusalém se deslocou até as proximidades da residência de Netanyahu, e também foi duramente reprimida pelas forças de segurança.
A parlamentar israelense Naama Lazimi, representante do Partido Trabalhista no Knesset, participou do protesto e afirmou que foi atacada a golpes de cacetete por um policial. As autoridades israelenses responderam dizendo que “ela agiu de forma desafiadora e tentou aproveitar sua proteção como política para impedir os agentes de cumprirem as suas funções”.
Em um vídeo que viralizou nas redes sociais em todo o país se observa como um grupo de policiais espanca fortemente uma pessoa que havia sido detida durante os protestos, enquanto um dos agentes agressores diz à vítima da violência que iria “estuprar a sua mãe”.
No caso desse vídeo, as autoridades policiais israelenses disseram que se trata de “um comportamento que não está de acordo com o esperado dos nossos agentes”, e que iniciaria uma investigação sobre o ocorrido.
אחלה של חומר אנושי: יסמניק לעצור במחאה בירושלים ״אאנוס את אמא שלך״. המשטרה בתגובה: ״התנהלות השוטר במקום אינה עומדת בקנה אחד עם נורמות השיח וההתנהלות המצופות מכל שוטר גם במצבים סוערים מעין אלו, ולכן היא תיבדק ותטופל בהתאם.״ pic.twitter.com/Lbtdy3GinB
— לירן תמרי | Liran Tamari (@liran__tamari) June 29, 2024