O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta quarta-feira (01/09) que a presença norte-americana de duas décadas no Afeganistão “só resultou em tragédias” e teve “resultado zero”.
“Durante 20 anos, as tropas norte-americanas estiveram presentes no Afeganistão e durante 20 anos tentaram civilizar a população local, em um sentido mais amplo, para impor suas próprias normas e padrões, inclusive aqueles relacionados à organização política da sociedade”, observou Putin, durante um evento com estudantes em Vladivostok, no extremo oriente do país..
Segundo o líder russo, “isso só resultou em tragédias, tanto para quem o fez, os EUA, quanto mais ainda para as pessoas que vivem no Afeganistão”. “O resultado é zero, para não dizer negativo ”, afirmou.
Referindo-se às raízes da atual situação no Afeganistão, Putin enfatizou que “é preciso entender que é impossível impor qualquer coisa de fora”. Os Estados devem prestar assistência a outros países de forma civilizada, disse o presidente.
Kremlin
20 anos de ocupação norte-americana no Afeganistão só resultaram em tragédias, disse Putin
“Se alguém faz algo em relação a alguém, deve partir da história, da cultura, da filosofia – no sentido mais amplo – da vida dessas pessoas. Deve se aproximar com respeito à sua tradição”, frisou o presidente.
Nesse sentido, Putin acredita que o cenário ainda “deve amadurecer”. “E se alguém quiser que amadureça mais rápido, melhor, é preciso ajudar as pessoas. Sim, pode e deve ser feito, mas deve ser feito de forma civilizada, com carinho, apoiando tendências positivas, sem pressa”, afirmou.
Os Estados Unidos removeram na última segunda-feira (30/08) seus últimos militares do Afeganistão, pondo fim a uma ocupação que durou duas décadas. Desde 15 de agosto, o grupo fundamentalista Talibã tem o controle da capital Cabul e comanda o país de maneira efetiva após a fuga do presidente Ashraf Ghani.