Putin e Trump conversam sobre conflito ucraniano, Síria e projetos econômicos
Os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos buscam estabelecer as relações bilaterais; Os líderes não definiram encontro pessoal
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e seu homólogo norte-americano, Donald Trump, realizaram uma ligação telefônica nesta quinta-feira (03/07). De acordo com a agência russa TASS, essa foi a quarta conversa entre os dois em um mês e meio, e a sexta desde o início do ano.
Segundo o assessor presidencial russo, Yuri Ushakov, os líderes mundiais conversaram sobre o conflito ucraniano e buscaram negociar uma solução. O republicano levantou a questão de um fim antecipado da ação militar na Ucrânia. Putin disse a Trump que a Rússia não desistirá de eliminar todas as causas do conflito. Eles também se abstiveram de falar sobre a suspensão das entregas de armas dos Estados Unidos para a Ucrânia.
O presidente norte-americano informou sobre a aprovação bem-sucedida de um projeto de lei sobre reforma tributária e imigratória no Senado. Por sua parte, o líder do Kremlin parabenizou seu homólogo pelo próximo Dia da Independência nos Estados Unidos, alegando que a Rússia teve um papel importante na formação do Estado norte-americano.
Em paralelo, os líderes também falam sobre projetos econômicos, conjuntos promissores em energia e exploração espacial. Outro assunto abordado foram os acontecimentos na Síria, ambos países continuarão o diálogo sobre o assunto nas próximas conversas.
Segundo a TASS, os líderes trocaram indicações de filmes que promovem valores tradicionais, e prometeram continuar a se comunicar, mas não definiram um encontro pessoal.

Putin e Trump discutiram o acordo com a Ucrânia, a situação no Oriente Médio e os projetos econômicos EUA-Rússia
Alexander Kazakov / Serviço de Imprensa do Presidente da Federação Russa / TASS
Encontros anteriores
Os principais tópicos da maioria das conversas entre Putin e Trump são o restabelecimento das relações bilaterais e a situação na Ucrânia. No entanto, os líderes frequentemente abordam outras questões políticas urgentes, como a situação no Oriente Médio.
A primeira conversa desde o retorno de Trump à Casa Branca ocorreu em 12 de fevereiro, e também foi o primeiro contato entre os líderes russo e norte-americano em três anos. A próxima ligação ocorreu em 18 de março, quando Putin expressou apoio à proposta de Trump de introduzir uma moratória de 30 dias em ataques contra instalações de energia – um plano ao qual Kiev se recusou a aderir.
Em seguida, conversaram em 4 de junho e 19 de maio, logo após as rodadas de negociações diretas entre a Rússia e a Ucrânia em Istambul. Em 14 de junho, discutiram a escalada entre Israel e o Irã, as relações bilaterais e a situação na Ucrânia. Durante a ligação, Putin também parabenizou Trump por seu 79º aniversário.
(*) Com TASS.