Quarta-feira, 11 de junho de 2025
APOIE
Menu

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu na manhã desta terça-feira (22/10) um telefonema de seu homólogo russo Vladimir Putin, líder da nação que preside a Cúpula do BRICS. A ligação durou cerca de 20 minutos.

Segundo o comunicado do Itamaraty, Putin teria perguntado sobre o estado de saúde de Lula, além de lamentar o fato do mandatário brasileiro ter sofrido um acidente doméstico no fim de semana e que, por consequência, foi motivo de sua ausência na cúpula do bloco. O encontro internacional foi iniciado hoje na cidade russa de Kazan e terminará na quinta-feira (24/10).

“O presidente Putin quis saber do estado de saúde do presidente, e lamentou que ele não poder vir à Cúpula do BRICS, e o presidente Lula também, devido ao acidente sofrido no sábado. E que serão feitos os arranjos para a participação dele na reunião por videoconferência”, diz a nota do governo.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se
Montagem/kremlin.ru/Ricardo Stuckert
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que devido a acidente não pôde comparecer à Cúpula do BRICS, na cidade de Kazan, na Rússia, conversou por telefone com seu homólogo russo Vladimir Putin durante 20 minutos

No lugar do presidente, quem chefia presencialmente a delegação brasileira é o chanceler Mauro Vieira. O ministro das Relações Exteriores foi designado para representar o país na cúpula enquanto Lula, que evita viagens de longas distâncias, conforme a orientação dos médicos, segue trabalhando em Brasília e participa do encontro por videoconferência.

A Rússia, que preside o BRICS neste ano, informou que 32 países confirmaram presença na cúpula em Kazan, sendo 23 chefes de Estado. Dos dez membros plenos, apenas o Brasil e a Arábia Saudita não enviam o representante máximo da nação. Os sauditas também vão enviar o ministro das Relações Exteriores.

(*) Com Agência Brasil