O Quarteto para o Oriente Médio – formado pela ONU (Organização das Nações Unidas), Estados Unidos, União Europeia e Rússia – se reunirá amanhã (12), em Bruxelas, em nível de enviados especiais para tentar desbloquear o processo de paz entre israelenses e palestinos.
O ministro de Assuntos Exteriores espanhol, Miguel Ángel Moratinos, em nome da Presidência rotativa da UE, participará da reunião, na qual também estará o enviado especial do Quarteto, o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair.
Os enviados especiais para o Oriente Médio dos EUA, George Mitchell, e o das Nações unidas, Robert Serry, participarão também da reunião.
A reuniãoacontecerá após um encontro de Mitchell com os embaixadores dos 27 países da UE que integram o Comitê Político e de Segurança, para analisar a situação.
O encontro de amanhã acontecerá em meio aos crescentes esforços internacionais para retomar as negociações de paz entre Israel e os palestinos, bloqueadas há mais de um ano.
Os palestinos exigem, a fim de evitar mais atrasos, que a retomada das conversas inclua uma data limite para conseguir um acordo para a criação de um Estado palestino independente.
Além disso, a ANP (Autoridade Nacional Palestina) advertiu que proclamará um Estado independente, se não houver avanços.
O ministro de Assuntos Exteriores israelense, Avigdor Lieberman, rejeitou na semana passada perante Blair qualquer diálogo com os palestinos que estabeleça datas para conceder-lhes um Estado.
NULL
NULL
NULL