Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (30/08) pela rede de TV norte-americana NBC mostra que 79% da população do país quer que o presidente Barack Obama seja autorizado pelo Congresso antes de iniciar qualquer ataque à Síria. O governo democrata estuda uma retaliação ao governo sírio após este, supostamente, ter utilizado armas químicas.
No entanto, a possível invasão divide os norte-americanos. Metade dos consultados acredita que os EUA não devem intervir na Síria – porém, uma retaliação somente com o lançamento de mísseis de navios tem a aprovação de 50% dos consultados. A pesquisa foi feita nos últimos dois dias e tem margem de erro de três pontos.
Agência Efe
Norte-americanos querem que Obama consulte o Congresso antes de qualquer ação na Síria
NULL
NULL
Os países aliados dos Estados Unidos também estão divididos. Nesta quinta-feira (29/08), o Parlamento britânico rejeitou a proposta do premiê David Cameron de apoiar um ataque contra a Síria. Por sua vez, o presidente francês, François Hollande, chegou a dizer nesta sexta que uma intervenção na Síria é possível mesmo sem a participação do Reino Unido.
Mesmo sem citar explicitamente que os ataques partiram do governo de Bashar Al-Assad, o secretário de Estado americano, John Kerry, afirmou nesta semana que o uso de armas químicas é “inegável”.