Com foco na queda da hegemonia dos Estados Unidos, a continuidade de crise do capitalismo e uma tendência global de crescente multipolaridade, o Foro de São Paulo, organização que reúne partidos políticos e organizações de esquerda da América Latina e do Caribe, realiza a III edição do curso de treinamento político para movimentos, organizações e partidos, em novembro, na cidade de Havana, capital de Cuba.
Com o objetivo de promover unidade no progressismo na região, a iniciativa deseja capacitar líderes para lidar com “as enormes pressões por parte do imperialismo norte-americano que tentam impedir a influência da China e da Rússia na América Latina e Caribe”, afirma a Opera Mundi a secretária-executiva do Foro de São Paulo, Mônica Valente.
Para combater mecanismos imperialistas como bloqueios e sanções econômicas, guerras midiáticas e judiciais, além de combates militares, a região considerada como “pátio traseiro” dos Estados Unidos “deve se unir e construir consensos para avançar à independência, ao desenvolvimento econômico com justiça social, e especialmente, nesse momento tão grave de ameaças ambientais, construir um modelo econômico alternativo, soberano e que proteja o povo e o planeta Terra”, ressalta a representante do Foro de São Paulo.
Valente explica que o curso é baseado no Consenso da nossa América, nascido em 2017, e que funciona como um documento programático “a partir da reflexão das experiências concretas de lutas pela emancipação e soberania da América de governos populares no início do século XXI”.
“Esse documento se tornou um instrumento de reflexão, de identificação de nossos avanços e nossos desafios, de elaboração de um horizonte que aborda os conceitos, valores e projeções políticas que correspondem à esquerda e ao progressismo assumirem, com o objetivo de conduzir as mudanças na América Latina e Caribe”, explicou Valente.
Assim, o Foro de São Paulo espera que os conteúdos do documento sejam difundidos, mas também considera importante “compartilhar reflexões e elaborar e atualização de suas propostas à luz do cenário latino americano e mundial atual”.
Deste modo, a formação “aprofunda e debate os princípios e valores fundamentais que devem mover o processo de desenvolvimento da América Latina”, de modo que os líderes progressistas sejam capacitados com “conhecimentos, habilidades e ferramentas, além de promover a busca de soluções coletivas para os desafios enfrentados no continente”, de acordo com o Foro.
Baseado no pensamento do ex-presidente de Cuba Fidel Castro, o curso deseja estabelecer bases e princípios de valores revolucionários para a região. Para isso, utiliza de conferências especializadas, workshops, visitas, reuniões com intelectuais, representantes de instituições e organizações políticas e de massa.
“Cada país da América Latina e do Caribe avança em seus próprios caminhos, e alguns processos devem construir, consolidar ou defender seu consenso ideológico. Em outros, é necessário, antes de tudo, um consenso político. Mas, em todos os casos, a esquerda continental continental tem dois inimigos fundamentais: a desunião e o imperialismo”, declara a organização do evento.
Em edições anteriores, o Foro de São Paulo recebeu quase uma centena de militantes de partidos e movimentos políticos e sociais. A organização espera receber em Cuba, de 50 a 70 inscrições.
Confira o conteúdo completo do curso:
- Os princípios e valores endossados como referências estratégicas para as lutas da esquerda latino-americana e caribenha.
- Unidade na diversidade para a construção da Grande Pátria.
- A articulação dos movimentos sociais e populares para a unidade de ação.
- Igualdade, equidade e justiça social – a necessidade de incluir as maiorias. A democracia e a luta pela liberdade.
- Ética na luta da esquerda, honestidade, modéstia e exemplo. Luta contra as manifestações do fascismo, exclusão, racismo e xenofobia. Enfrentamento da corrupção.
- Patriotismo, solidariedade e internacionalismo. A luta pela América Latina e o Caribe como uma Zona de Paz.
- A necessária integração econômica e política da nossa América Latina.
- Autodeterminação e independência dos povos.
Serviço:
Consenso da nossa América: III edição do curso de treinamento político para movimentos, organizações e partidos políticos
Data: 10/11/2024 a 17/11/2024
Local: Universidade do Partido Comunista de Cuba – Nico López, em Havana, Cuba
Custo: U$700 a serem pagos em dinheiro diretamente na Universidade (inclui hospedagem e alimentação de domingo, 10 de novembro de 2024, até a tarde de 17 de novembro de 2024; bem como transporte para as atividades previstas no programa e transfer de ida e volta ao aeroporto.)
Formulário de inscrição deve conter: Nome e sobrenome; organização à qual pertence; cargo que ocupa na organização; país; cidadania; e-mail; e WhatsApp
Dados devem ser enviados para:
Mariano Baños (reitora da Universidade Ñico López)
E-mail: mariano@espnl.cu
Leydis Cruz Herrera (diretora de Relações Internacionais)
E-mail: leydisch@espnl.cu e leydiscruz27@gmail.com
Juan Carlos Frómeta de la Rosa (Chefe do FSP no Departamento de Relações Internacionais)
E-mail: frometaj@gmail.com
Secretaria Executiva do FSP
E-mail: secretaria@forosaopaulo.org.brData limite para inscrição: até 03/11/2024