Quarta-feira, 11 de junho de 2025
APOIE
Menu

Um contingente militar de pelo menos mil policiais quenianos será enviado ao Haiti na próxima terça-feira (25/06) no âmbito de uma missão apoiada pela Organização das Nações Unidas para enfrentar a violência das gangues, informaram neste domingo (23/06) fontes do governo e da polícia de Porto Príncipe.

O presidente queniano, William Ruto, demonstrou entusiasmo pela missão e anunciou que o trabalho das tropas terá início nas próximas semanas, com equipes avançadas que já estão no país latino-americano.

“O Quênia acredita firmemente nos valores globais partilhados do multilateralismo, tal como consagrados na Carta das Nações Unidas. Salvaguardaremos princípios partilhados de humanidade que nos permitam promover a paz, a segurança e a estabilidade”, escreveu o mandatário nas redes sociais.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

William Samoei Ruto, PhD/Twitter
Presidente queniano, William Ruto, anunciou que trabalho das tropas terá início nas próximas semanas

Ruto ainda informou que manteve conversas com o Conselho Presidencial de Transição do Haiti, presidido por Edgard Leblanc Fils, no âmbito da missão.

A missão, aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU em outubro passado, e com apoio financeiro primário dos Estados Unidos, foi adiada pela instabilidade no Haiti e pela oposição interna no Quênia.

Apesar das questões sobre a legalidade e das preocupações de organizações de direitos humanos, o governo queniano conseguiu obter a permissão necessária para enviar os seus agentes para o Haiti.

(*) Com TeleSUR