Radicais do Tea Party elegem dois senadores e uma governadora
Radicais do Tea Party elegem dois senadores e uma governadora
O movimento ultraconservador Tea Party confirmou nesta terça-feira (02/11) que se tornou uma real força no cenário eleitoral norte-americano. Rand Paul conquistou a cadeira no Senado em disputa no Kentucky, já em mãos da direita, enquanto na Flórida, os conservadores mantiveram a vaga com Marco Rubio, político de origem cubana.
Efe
Marco Rubio, eleito senador pelo estado da Florida, celebra com a família a vitória
Vitória também muito comemorada pelo Tea Party foi a de Nikki Haley,
filha de imigrantes indianos eleita a primeira mulher governadora do
estado da Carolina do Sul.
O Tea Party, criado a menos de dois anos, faz oposição aos impostos, à elevação do gasto público e às reformas propostas pelo governo de Barack Obama, como a da imigração e do sistema de saúde. Segundo o New York Times, quatro em cada dez eleitores disseram apoiar alguma política do movimento.
“Sabemos que eles estão focados nas mesmas coisas que nós – reduzir os gastos excessivos, reduzir a dívida, derrubar ou substituir o sistema de saúde”, disse Don Stewart, porta-voz do líder republicano no Senado, Mitch McConnell. “Estamos todos apontando para a mesma direção nessa frente.”
Leia mais:
Eleição legislativa nos EUA pode mudar os rumos da política no país
Legalização da maconha “romperia a relação do consumidor com o crime”, diz historiador
Califórnia pode ser o primeiro Estado norte-americano a liberar maconha
Estudo publicado em janeiro reabriu debate sobre descriminalização da maconha
Perdas
Outros membros do grupo não conseguiram se eleger, como a republicana Christine O'Donnell, apoiada pela líder do Tea Party, a ex-governadora do Alaska, Sarah Palin. O'Donnell derrotou o republicano moderado Mike Castle nas primárias e conquistou a nomeação do partido para concorrer pelo estado de Delaware, mas perdeu a disputa nas urnas para o democrata Chris Coons.
Outra derrota significativa do movimento foi em Nevada, onde Sharron Angle perdeu a disputa para o o líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid.
Siga o Opera Mundi no Twitter
NULL
NULL
NULL