Rússia estuda projetos para fortalecer sistema elétrico de Cuba
Em reuniões com representantes de Moscou, autoridades de Havana propuseram acordos de cooperação para evitar novos apagões na ilha
O governo de Cuba anunciou neste sábado (22/03) o início de uma caravana pelo interior do país na qual uma delegação de cientistas da Rússia, acompanhada também por representantes da embaixada russa em Havana, visitará algumas estruturas energéticas do país.
Segundo o diplomata Viktor Koronelli, embaixador russo na capital cubanas, os técnicos russos pretendem elaborar projetos para fortalecer o sistema elétrico e evitar novos apagões na ilha.
A visita dos cientistas russos ocorre em um momento de crise energética em Cuba, após o país sofrer quatro apagões em apenas seis meses, segundo informações da imprensa local.
“A participação de profissionais russos e de empresas russas em projetos conjuntos com Cuba representa uma injeção de capital significativa para a indústria energética local”, afirmou Koronelli, em uma mensagem publicada em suas redes sociais.

Cientistas da Rússia realizam visita a usina no interior de Cuba
Uma dessas empresas é a Zarubezhneft, que “já está implementando com sucesso um projeto petrolífero na região de Boca de Jaruco, e que pretende estender sua atuação no país”.
Ajuda do BRICS
O diplomata também ressaltou que o fato de Cuba ter sido aceita como país parceiro do BRICS na última cúpula da entidade – realizada em outubro passado, em Kazan, na Rússia –, favorece a consolidação de acordos de cooperação nesse sentido.
“Uma das principais missões do BRICS é justamente a de facilitar a concretização de parcerias como esta entre os países que participam do bloco”, ressaltou Koronelli.
Por sua parte, o governo cubano anunciou que já existe um projeto de cooperação consolidado entre os dois países, que visa modernizar ao menos três usinas no interior do país, mas que a visita deste fim de semana poderia resultar em uma iniciativa mais abrangente de transformação na estrutura energética da ilha.
Com informações de TeleSur.
