Sexta-feira, 16 de maio de 2025
APOIE
Menu

O governo da Rússia introduziu a fase experimental do novo sistema de pagamentos do bloco econômico BRICS, o “BRICS Pay”, durante o Fórum Empresarial realizado em Moscou nesta quinta-feira (17/10) e sexta-feira (18/10). 

O sistema de pagamentos consiste em um cartão que se conecta a um aplicativo de mesmo nome, podendo ser acessado também por meio do navegador da web do aparelho celular. As transações são realizadas apontando a câmera para códigos QR.

Os cartões de teste foram entregues hoje, com um vale-presente de 500 rublos (cerca de R$ 30), para serem utilizados nas instalações do fórum. 

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Ao lançar o teste oficial, o BRICS atinge uma de suas metas propostas em 2019, referente à criação de seu próprio sistema de pagamento a ser usado pelos Estados-membros, com sua própria moeda oficial cada. O BRICS Pay é uma ferramenta que também pode abrir caminho para a desdolarização e, dessa forma, evitar medidas restritivas unilaterais impostas pelos Estados Unidos.

Em junho, durante a sessão plenária do XXVII Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, um dos maiores eventos empresariais do mundo, o presidente russo Vladimir Putin informou que seu país estava buscando aumentar a parcela de acordos realizados em moeda nacional para o comércio com seus parceiros estrangeiros.

“A confiabilidade e a confiança nos sistemas de pagamento ocidentais foram completamente minadas, e pelos próprios países ocidentais”, declarou Putin, na ocasião, acrescentando o balanço de que “a participação dos pagamentos para as exportações russas nas chamadas moedas ‘tóxicas’ de Estados hostis caiu pela metade, enquanto a participação do rublo nas transações de exportação e importação está crescendo”.

(*) Com Telesur