Russos comemoram Natal ortodoxo segundo calendário juliano
Russos comemoram Natal ortodoxo segundo calendário juliano
Os fieis russos comemoram hoje (7) com missas por todo o país o Natal, a principal festividade religiosa da Igreja Ortodoxa Russa, segundo o antigo calendário juliano.
Em Moscou, o patriarca ortodoxo Kirill celebrou na quarta-feira à noite a Missa do Galo na catedral de Cristo Salvador, o maior templo maior da Igreja Ortodoxa Russa, em cerimônia solene com a presença de cerca de seis mil pessoas e que foi transmitida ao vivo pela televisão estatal.
Em seu sermão, o patriarca pediu a todos os russos que sejam solidários para enfrentar juntos à crise econômica, que, segundo ele, uniu o povo e o poder no país. “O ano passado foi importante para nossa identidade nacional. O povo e o poder juntos puderam superar as duras provas e desgraças que afetaram nossa vida”, disse o líder ortodoxo russo.
Entre outros, a missa contou com a presença do presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, e de sua esposa Svetlana, a quem o patriarca desejou “ajuda divina”.
O primeiro-ministro e ex-presidente russo, Vladimir Putin, por uma tradição pessoal, celebrou o Natal fora de Moscou, desta vez na igreja da aldeia de Selische, na região de Kostroma, às margens do Rio Volga.
EFE
No total, nas 800 igrejas de Moscou, participaram das celebrações religiosas cerca de 135 mil fieis, e também houve missas nos aproximadamente 30 mil templos da Igreja Ortodoxa Russa na Rússia e em outros países do mundo.
“O Natal nos devolve às raízes de nossas tradições espirituais, aos ideais cristãos da moral e da caridade, que durante séculos foram valores cruciais para as pessoas e a vida social na Rússia”, disse o presidente russo, em mensagem de felicitação divulgada pelo Kremlin.
Segundo as pesquisas, dois em cada três russos se propunham celebrar o Natal, que, segundo a tradição ortodoxa, será festejado até 19 de janeiro, quando a Igreja Ortodoxa Russa lembra a Epifania.
NULL
NULL
NULL
