Santos classifica Chávez como seu 'novo melhor amigo'
Santos classifica Chávez como seu 'novo melhor amigo'
As relações diplomáticas entre Colômbia e Venezuela, desgastadas durante a administração de Álvaro Uribe, se transformaram com a posse do presidente Juan Manuel Santos, cujo início de mandato se concentrou na melhoria do relacionamento com o venezuelano Hugo Chávez. A última demonstração dessa renovação aconteceu hoje (08/11) durante reunião da SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa), quando Santos classificou Chávez como seu “novo melhor amigo”.
Além da afirmação sobre Chávez, Santos disse que a relação entre os dois países “vai por um bom caminho” e reforçou o desejo de restabelecer os laços comerciais e diplomáticos na totalidade, informou o jornal colombiano El Tiempo. “Estávamos na pior posição do mundo. Dois países com um fronteira tão ampla, sem relações diplomáticas, sem diálogo, sem comércio e com o maior perigo do mundo, uma guerra, palavra que não existe no meu dicionário”, afirmou Santos, em Mérida, México.
Leia mais:
Forças obscuras: quem são os paramilitares e a extrema-direita na Colômbia
Análise: Atentado em Bogotá ameaça política de distensão
FARC e ELN anunciam fim de confrontos perto de fronteira com Venezuela
Colômbia analisa mudar de estratégia contra guerrilhas
O presidente colombiano garantiu que após o distanciamento entre ambas as nações, se abre agora uma etapa de colaboração em matéria de segurança e de obras conjuntas de infraestrutura, entre outros temas.
Ele explicou que antes da renovação dos laços diplomáticos, rompidos durante a presidência de Uribe, a situação só poderia piorar, e temia um conflito. Apesar de reconhecer que existem “diferenças profundas” entre ele e Chávez, Santos afirmou que com respeito, é possível ter boas relações.
100 dias de governo
Santos destacou neste sábado (6/11) o “bom caminho” das relações com a Venezuela, ao encerrar a avaliação de seus primeiros cem dias de governo.
“O importante é que este bom caminho está pavimentado com fatos concretos”, disse Santos. Ele conseguiu reestabelecer as relações bilaterais dois dias depois de prestar juramento ao cargo, em 7 de agosto. Em julho, o presidente Hugo Chávez rompeu as relações após a denúncia do então presidente colombiano Álvaro Uribe sobre a suposta presença de guerrilheiros colombianos na Venezuela.
Santos e Chávez se encontraram pela segunda vez na terça-feira passada em Caracas. Na ocasião, foram feitos acordos em diferentes áreas, como o pagamento aos exportadores colombianos e a segurança na fronteira entre os dois países.
Leia também:
Em queda de braço com patrões, canadenses criam jornal alternativo
Honduras: movimentos sociais reage a privatizações de rios e de energia
Crise financeira e queda do câmbio estimulam saída de brasileiros de Portugal
Siga o Opera Mundi no Twitter
NULL
NULL
NULL