Seções eleitorais abrem no Haiti para escolha do presidente
Seções eleitorais abrem no Haiti para escolha do presidente
As seções eleitorais do Haiti abriram neste domingo (28/11) por volta das 6h no horário local (9h de Brasília) para a escolha do novo presidente deste país caribenho.
Cerca de 4,7 milhões de eleitores estão aptos a eleger também 11 dos 30 senadores do país e os 99 parlamentares da Câmara dos Deputados.
O dia começou calmo em um país que ainda sofre as consequências do terremoto em 12 de janeiro e de uma grave epidemia de cólera declarada no final de outubro que já causou 1,6 mil mortos e afetou 72 mil.
Leia mais:
Préval: População haitiana deve participar com responsabilidade de eleições
Regulações entram vigor para garantir bom andamento de eleições gerais no Haiti
Haitianos protestam e exigem retirada das forças de paz das Nações Unidas do país
Flórida tem suspeita de caso de cólera derivado de epidemia no Haiti
Detectado primeiro caso de cólera na República Dominicana
Até as 16h no horário local (19h de Brasília) os colégios permanecerão abertos. Nos primeiros minutos após abertura, a capital Porto Príncipe estava tranquila com milhares de pessoas nas ruas apesar de ser domingo, dirigindo-se aos centros de votação, as missas e ao trabalho.
Em Cité Soleil, um dos bairros mais pobres, centenas de pessoas se amontoavam nas portas dos colégios eleitorais à espera da abertura das urnas.
Muitos haitianos expressaram interesse em votar neste pleito em busca de uma mudança que contribua para dar um novo rumo econômico e social ao país.
Entre os 18 candidatos à Presidência, a candidata Mirlande Manigat, favorita nas pesquisas eleitorais com 36% de intenções de voto, advertiu a possibilidade de fraude.
Depois de Manigat, o candidato governista Jude Celestin aparece nas pesquisas com 20,2% das intenções de voto. Se confirmadas essas previsões seria necessário um segundo turno que deverá ocorrer em 16 de janeiro.
Siga o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
NULL
NULL
NULL