Sexta-feira, 4 de julho de 2025
APOIE
Menu

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, e seu homólogo norte-americano, Donald Trump, entraram em um acordo nesta segunda-feira (03/02) sobre suspender, por um mês, a imposição de tarifas de 25% sobre os produtos mexicanos exportados para os Estados Unidos. 

Durante uma conversa telefônica que durou cerca de 45 minutos, a mandatária mexicana detalhou à imprensa ter assegurado o envio de mais 10 mil agentes da Guarda Nacional para a fronteira com o país vizinho, com o objetivo de combater o tráfico de drogas, sobretudo do opioide fentanil. Em troca, a Casa Branca se comprometeu a trabalhar para evitar o tráfico de armas de alto calibre ao México. 

“Expliquei a ele a gravidade do número de armas de alta potência que entram dos Estados Unidos para o México e essas armas que chegam ilegalmente equipam grupos criminosos e lhes dão poder de fogo. Pedimos que ajudem a prevenir esse tráfico de armas para o México”, afirmou a presidente em coletiva.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se
Wikimedia Commons/EneasMx/Gage Skidmore
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, e seu homólogo norte-americano, Donald Trump, entraram em um acordo nesta segunda-feira (03/02) sobre suspender, por um mês, a imposição de tarifas de 25% sobre os importados mexicanos

Com isso, a tarifa de 25% contra o país latino-americano, que entraria em vigor nesta terça (04/02), ficou suspensa por um mês. “Estou certa de que neste mês vamos alcançar bons resultados”, disse Sheinbaum.

Em rede social, a mandatária afirmou que o diálogo com Trump foi “bom” e teve como base o respeito à soberania nacional.

Por sua vez, Trump também usou as redes sociais para dizer que teve uma “conversa muito amigável” com a presidente mexicana, e que o período de suspensão da tarifa será usado para negociar um “acordo” entre os dois países.

“Estou ansioso para participar dessas tratativas com a presidente Sheinbaum”, escreveu o republicano. Trump também chegou a conversar com o  premiê do Canadá, Justin Trudeau, sobre o assunto. No entanto, até o momento não foram interrompidas as taxas contra produtos canadenses, bem como as retaliações a mercadorias norte-americanas.