Síria e Venezuela assinaram nesta quinta-feira (21/10) a ata de integração da nação árabe como “membro aliado” da Alba (Aliança Bolivariana para as Américas), o que demonstra a disposição do Governo de Damasco em intensificar sua relação com o Caribe e com a América do Sul.
O anúncio foi feito em entrevista coletiva concedida pelos presidentes da Síria, Bashar al-Assad, e o da Venezuela, Hugo Chávez, que chegou a Damasco na noite de quarta-feira (20/10) para uma visita de 24 horas como parte de uma viagem internacional.
Leia mais:
Síria e Iraque vão retomar relações diplomáticas após um ano
Hamas adverte que diálogo direto com Israel busca liquidar causa palestina
Al-Assad explicou que pelo acordo assinado com Chávez a Síria será “mais que uma observadora desta aliança”.
“Seremos honrados como membros, sempre seremos convidados, o que fortalecerá a relação da Síria no âmbito sul-americano”, acrescentou o líder sírio.
Chávez, por sua vez, agradeceu a Al-Assad pela decisão de vincular-se à Alba, que é integrada atualmente por Venezuela, Bolívia, Cuba, Nicarágua, Equador, Antígua e Barbuda, Domica e São Vicente e Granadinas.
A aliança foi apresentada por Chávez em dezembro de 2001 como uma alternativa à (Alca) Área de Livre Comércio das Américas, planejada pelos Estados Unidos.
Os presidentes de Venezuela e Síria anunciaram a assinatura de uma série de convênios adicionais a outros 30 acordos já acertados em visitas anteriores de Chávez a Damasco.
Siga o Opera Mundi no Twitter
NULL
NULL
NULL