Após uma falha no sistema de divulgação de dados eletrônicos do resultado da eleição regional realizada em El Salvador no último domingo (01/03), o TSE (Tribunal Supremo Eleitoral) juramentou nesta terça-feira (03/03) os membros das 59 mesas de escrutínio que processarão as 277 mil atas físicas. O processo poderá demorar de 10 a 14 dias para ser divulgado oficialmente.
Agência Efe
Candiato a prefeito de San Salvador, o governista Nayib Bukelese se declarou eleito mesmo sem conhecer resultado oficial
A contagem foi iniciada na manhã desta quarta-feira (04/03), visto que primeiramente era necessário instituir os membros da mesa sobre os procedimentos.
Isso porque o programa de informática fornecido ao governo por uma empresa particular falhou e não visualizou as atas que continham a relação de votos por partidos.
NULL
NULL
Ao anunciar o começo da apuração, o presidente do TSE, Julio Olivo, pediu aos integrantes de partidos políticos salvadorenhos que mantenham uma conduta de “respeito e muita tolerância” com o fim de “encurtar” o tempo para divulgar os resultados.
O juiz do TSE Ulises Rivas afirmou que a empresa responsável pela falha da contagem foi contratada após ser avaliada pelos chefes do setor de tecnologia do tribunal.
No domingo (04/03), 4,9 milhões de salvadorenhos foram convocados a eleger os 84 milhões do Congresso, 20 deputados do Parlacen (Parlamento Centro-Americano), além de 262 prefeitos e conselhos municipais.