Um soldado das forças de paz das Nações Unidas se tornou o primeiro caso confirmado no Haiti da gripe causada pelo vírus A(H1N1), segundo comunicado do órgão. O militar é de origem chilena, segundo informou ao Opera Mundi o oficial de comunicação das tropas brasileiras, tenente-coronel Alan dos Santos, que não revelou o nome do militar infectado.
O porta-voz da missão da ONU, David Wimhurst, disse que o soldado chegou para integrar a tropa em 2 de julho e foi posto em quarentena, com sintomas de resfriado, antes de se confirmar que havia contraído o vírus. Foi reintegrado à sua unidade após 10 dias de tratamento.
Segundo Alan dos Santos, não se pode confirmar a existência de outros casos de gripe suína no Haiti, mas as equipes médicas das unidades militares brasileiras, auxiliadas pela estrutura da missão da ONU, já possuem os meios necessários para lidar com um eventual surto.
Alguns militares brasileiros também apresentaram sintomas de gripe, segundo o tenente-coronel brasileiro. “Por precaução, foram conduzidos ao Fever Centre da Minustah [Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti], para observação, sendo que, atualmente, existe um militar do Brasil em observação. Os demais tiveram alta médica, confirmando que não contraíram a referida doença”, disse, por e-mail a agência de notícias AP.
NULL
NULL
NULL