A força da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no Afeganistão informou hoje (12) ter encontrado os corpos de duas mulheres amarradas e amordaçadas e de dois homens após uma operação contra os talibãs.
A operação, realizada na província de Paktya, terminou com a morte de vários rebeldes e a detenção de oito suspeitos, segundo essa força, que trabalha com a Otan.
Em comunicado, o comando da Isaf (Força Internacional de Assistência à Segurança, na sigla em inglês), a missão da Otan no país, alegou que uma força conjunta das tropas internacionais e do Exército afegão efetuou na noite de quinta-feira uma operação contra a resistência talibã nas proximidades do município de Khatabeh, no distrito de Gardiz.
As tropas se aproximaram de um recinto onde, segundo relatórios de inteligência, estavam talibãs, que responderam à invasão abrindo fogo contra os militares.
Os soldados revidaram e mataram um número indeterminado de supostos talibãs. Logo depois, um grande grupo de homens, mulheres e crianças abandonou o local, segundo o comunicado da Isaf.
Os militares rastrearam o interior do complexo e encontraram, escondidos em um quarto, os quatro corpos.
No entanto, moradores da região citados pela agência de notícias afegã AIP denunciaram que as tropas invadiram uma casa em que se realizava um casamento e abriram fogo indiscriminadamente contra os convidados.
As operações das forças de segurança afegãs e internacionais são frequentes nas províncias do sul e do leste afegãos, onde os talibãs têm seus principais redutos.
NULL
NULL
NULL