O grupo fundamentalista islâmico Talibã, atual responsável pelo governo do Afeganistão, pediu para discursar na Assembleia Geral da ONU em Nova York, informou a agência Reuters na tarde de terça-feira (21/09).
Segundo a publicação, os rebeldes enviaram uma carta ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, fazendo um apelo para o ministro das Relações Exteriores do Talibã, Amir Khan Muttaqi, falar no fórum internacional.
Além disso, o grupo nomeou seu porta-voz do Catar, Suhail Shaheen, como o novo embaixador do Afeganistão na ONU, abrindo uma disputa com o diplomata Ghulam Isaczai, escolhido pelo governo deposto.
O porta-voz de Guterres, Farhan Haq, afirmou à Reuters que o pedido do Talibã foi enviado a um comitê de nove membros, incluindo Estados Unidos, China e Rússia. Segundo ele, é improvável que a cúpula se reúna para debater o assunto antes do término do evento.
Enquanto isso, Isaczai permanecerá no assento da ONU, segundo as regras da Assembleia Geral. De acordo com a programação, ele está agendado para discursar no próximo dia 27 de setembro.
FMMuttaqi/Twitter
Amir Khan Muttaqi é ministro das Relações Exteriores do governo Talibã