Sábado, 8 de novembro de 2025
APOIE
Menu

Pelo menos cinco talibãs foram mortos durante uma operação conjunta das forças de segurança afegãs e da OTAN no sul do Afeganistão contra um líder do Talibã, informou nesta sexta-feira a organização militar internacional em comunicado.

A operação foi lançada nesta quinta-feira em Nowzad, na província de Helmand, com o objetivo de capturar um governante fundamentalista conhecido por fornecer explosivos e mediar entre a cúpula da resistência talibã do Afeganistão e do Paquistão, segundo a nota da ISAF (sigla em inglês para Força Internacional de Assistência à Segurança), missão da OTAN no Afeganistão. De acordo com esta versão, as forças de segurança mataram dois dos insurgentes, após serem atacados em sua chegada a um complexo onde se escondia o governante talibã.

Após este primeiro confronto, as tropas ordenaram a retirada das pessoas do edifício, no qual havia várias mulheres e crianças, e depois realizaram uma operação de rastreamento em seu interior, que deixou o saldo de outros três fundamentalistas mortos e a prisão de um número indeterminado deles. O comando da operação está investigando se entre os talibãs falecidos se encontra o próprio governante, cujo nome não foi especificado no comunicado.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Siga o Opera Mundi no Twitter  

Conheça nossa página no Facebook  

Talibãs são mortos em operação da OTAN no Afeganistão

NULL

NULL

NULL