A tempestade tropical “Tomas” se transformou neste sábado (30) no 12º furacão da temporada do Atlântico ao aumentar seus ventos máximos para 120 km/h, informaram meteorologistas americanos.
“Tomas” ameaça Santa Lúcia e São Vicente e Granadinas nas Pequenas Antilhas, que estão em alerta pela proximidade do furacão, assinalou o NHC (Centro Nacional de Furacões) dos Estados Unidos.
Leia mais:
Mudanças tecnológicas e políticas aceleram nova regulamentação da mídia em vários países
“Aqui é um faroeste”, diz especialista; debate deve retornar após as eleições
Novas leis e projetos na América Latina esquentam polêmica entre mídia e governos
Empresas brasileiras criticam situação atual, mas são contra mudanças nas leis de mídia
O furacão é de categoria um (de no máximo cinco) na escala Saffir-Simpson, mas, de acordo com o NHC, continuará se fortalecendo nas próximas horas.
“Tomas”, que como tempestade causou danos em Barbados, está a 65 quilômetros de Santa Lúcia e a 55 quilômetros de São Vincente e Granadinas, segundo o boletim do NHC das 13h de Brasília.
Se desloca em direção a oeste-noroeste a 24 km/h e nesta trajetória o olho do furacão passará perto de Santa Lúcia e São Vicente e Granadinas na tarde deste sábado (30) e entrará no mar do caribe oriental à noite.
Foi emitido um aviso de furacão para São Vicente e Granadinas e Santa Lúcia. Está vigente um aviso de tempestade tropical para Barbados, Martinica, Trinidad e Tobago e Granada.
As chuvas que acompanham o furacão causarão ressacas e inundações, advertiu o NHC.
Siga o Opera Mundi no Twitter
NULL
NULL
NULL