Terça-feira, 15 de julho de 2025
APOIE
Menu

No Equador, após um longo período de secas na região central, que afetou as hidrelétricas do país e obrigou o governo a racionar energia, agora fortes tempestades castigam as províncias (estados) equatorianas de Esmeraldas, na costa, e Los Ríos, no sudeste do país. As fortes chuvas começaram no sábado (13) e já provocaram a morte de 12 pessoas.

Além de inundações e deslizamentos de terra, os equatorianos sofrem também com o crescimento dos casos de dengue, devido à umidade e às altas temperaturas. São mais de 1,5 mil em todo o país.

Leia mais:

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Equador passa por sua pior crise energética, mas governo garante luz para festas de fim de ano

Os últimos dados da Secretaria Nacional de Riscos computam dois desaparecidos, 1.454 pessoas desalojadas e 5.070 afetadas pela chuva. Segundo a BBC Mundo, o número de mortos pode aumentar, já que a Secretaria espera a confirmação de corpos que teriam sido encontrados em um rio no sul do país.

Os governos das províncias de Esmeraldas e Los Ríos declararam estado de emergência por conta das inundações. Em Esmeraldas, 3.560 pessoas foram prejudicadas, enquanto mais de 30 comunidades da região estão ilhadas após a queda de uma ponte.

Citado pelo jornal equatoriano La Hora, Raúl Chiriboga, governador de Esmeraldas, explicou que “com o estado de emergência, será possível atuar com agilidade nas comunidades que estão ilhadas”. Ele pediu ajuda do governo para a construção de barragens nas margens dos rios, pontes e melhorias no escoamento da água.

Pelo menos 22 pontes ruíram em Esmeraldas e mais de 80 estradas estão intransitáveis. As vias em pior estado são aquelas que ligam a capital, Quito, ao interior. As pessoas desalojadas pela chuva permanecem em albergues.

María del Pilar Cornejo, responsável pela Secretaria Nacional de Riscos, disse à BBC Mundo que o governo não vai declarar estado de emergência nacional, pois os danos ainda estão concentrados em regiões específicas que, segundo ela, “não correspondem a 30% da costa”.

Maria criticou o fato de pessoas terem construído casas nas margens dos rios, local que já havia transbordado no ano passado.

Dengue

Ao todo são 1.665 casos de dengue no país, segundo a Subsecretaria de Saúde do Litoral, sendo que 45 pessoas com dengue hemorrágica. Somente na província de El Oro, na região sul da costa, foram confirmados cerca de mil casos de dengue, segundo o Departamento de Epidemiologia.

Em 2009, o governo registrou 2.224 casos de dengue no país.

Tempestades atingem Equador e já mataram 12 pessoas

NULL

NULL

NULL