A onda de frio que atinge todos os países da Europa vem provocando o caos nos transportes aéreo e terrestre, interrompendo o tráfego em aeroportos, estradas e ferrovias. Os governos europeus pediram à população que avise as autoridades caso localizem pessoas dormindo nas ruas, após a morte de sem-tetos na França e Alemanha.
Efe
Morador de Annecy, na França, tenta eliminar excesso de gelo em seu veículo
A França amanheceu com 24 departamentos das regiões oeste e sudoeste em elevado grau de alerta contra as tempestades de neve e o risco de formação de gelo nas estradas, informou a Rádio França Internacional. Em Paris deve nevar o dia inteiro. Com o frio, o sofrimento dos moradores de rua é ainda maior. O secretário de Estado da Habitação, Benoist Apparu, disse hoje que todos os sem-teto que telefonarem para o número de urgência pedindo uma vaga nos albergues municipais devem ser atendidos. Dois sem-teto já morreram desde sábado na França em virtude do frio.
Leia mais:
Onda de frio mata 11 mendigos na Polônia
México enfrenta inverno mais rigoroso em 124 anos
Washington registra “baby boom” nove meses após nevascas históricas
Por causa do mau tempo, 25% dos voos programados no aeroporto Roissy-Charles de Gaulle e 10% no aeroporto de Orly foram cancelados, por ordem do Departamento Nacional da Aviação Civil. Na rede ferroviária, a queda de neve levou ao cancelamento de 20% dos trens-bala entre Paris e a região sudoeste; só metade dos trens Eurostar, que fazem a ligação entre Paris e Londres, vão atravessar o Canal da Mancha nesta quinta-feira. A Eurostar também prevê perturbações na linha Londres-Bruxelas.
Os transtornos causados pela onda de frio polar dos últimos dias afetam os transportes em um eixo que vai do Reino Unido à Itália, atravessando vários países da Europa. O Reino Unido registrou a maior queda de neve no outono, desde 1993. Aeroportos do norte do país continuavam fechados nas primeiras horas da manhã.
Efe
Mulher caminha na localidade alemã de Redebeul, após forte nervasca
Situação idêntica na Alemanha. Um porta-voz do aeroporto de Munique anunciou para o dia de hoje “alguns cancelamentos”, e desde o aeroporto de Frankfurt, o mais importante da Europa, foi comunicado “a suspensão de 40 voos: 25 aterrissagens e 15 decolagens”. Durante a madrugada caíram novas e fortes nevascas nos estados da Baixa Saxônia, Brandeburgo, Berlim, Turíngia, Saxônia, Saxônia-Anhalt e Baviera, afetando o trânsito nas ruas e estradas.
Na Polônia, nos últimos dias, a onda de frio custou a vida a 11 pessoas sem abrigo. Só a Grécia escapa ao mau tempo com uma temperatura excepcional de 25 graus nesta quinta-feira.
Siga o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
NULL
NULL
NULL